Texto Recebido do Grupo de Estudos de Xamanismo Universal
Fases da Lua.
A alma é sensível ao ciclo da Lua e suas fases, assim como o corpo e a Natureza como um todo. É conhecido a relação da Lua com o Amor, a popularidade dos acontecimentos, o momento de começar um projeto, o momento de plantar, de cortar o cabelo, de fazer uma dieta alimentar, etc.
Lua Nova (Começo do ciclo lunar. Sol e Lua na mesma posição zodiacal).
Ótimo fase para: Rituais de renascimento. Finalizar processos demorados. Traçar metas emocionais. Descansar. Mudar visual. Realizar atividades mentais e psíquicas. Querendo que uma ação o negócio que fique em segredo deve ser inaugurada 8 horas antes da Lua Nova.
Lua Crescente (A Lua está iluminada na sua metade, a caminho da Lua Cheia).
Ótima fase para: Rituais de esclarecimento. Plantar árvores de folhas, flores, frutos. Cortar o cabelo para que cresça rápido. Da Lua Crescente à Cheia são 7 dias ótimos para tudo o que tenha a ver com compreensão, amadurecimento, prosperidade, alegria e social.
*Lua Cheia (*A Lua está na posição zodiacal oposta ao Sol, totalmente iluminada) .
Ótima fase para: Festas, celebrações, encontros. Inauguração de espaço que lide com fama, grupos, comemorações. Encontros amorosos. Acontecimentos públicos celebrativos. Rituais de magia e ocultismo de consagração e agradecimento.
Lua Minguante (A Lua está iluminada na sua metade, a caminho da Lua Nova).Lua Minguante (A Lua está iluminada na sua metade, a caminho da Lua Nova).
Ótima fase para: Finalizar processos, realizar balanços e concluir ciclos. Iniciar regimes de emagrecimento. Realizar intervenções cirúrgicas. Plantar com o objetivo de colher raízes ou tubérculos. Cortar o cabelo par que demore em crescer.
Vejamos um exemplo de como nos sintonizarmos com o ciclo da Lua.
Meditando nas Virtudes com a confabulation do ciclo de lunação.
Durante os três dias antes da Lua Nova medite sobre o que você entende por Virtudes. Enumere as virtudes que você conhece. Identifique as que você possui. Medite sobre elas. Escolha uma virtude a ser trabalhada com o ciclo de lunação.
Na Lua Nova ou Lunação, medite sobre a virtude escolhida, na sua vida. Visualize em que momentos da sua vida você poderia vivencia-la. Visualize-se praticando-a.
Até a Lua Crescente, vamos consciencializando as dificuldades que nos impedem de alcançar o objectivo que nos propusemos na Lua Nova e tratamos de superá-las.Na Lua Crescente, com uma ideia mais amadurecida do nosso propósito, começamos a pratica-lo. Nos propomos vivenciar a Virtude escolhida no dia a dia.
À medida que a Lua Cheia se aproxima, aumentamos nosso foco de actividade interior, até manifestar plenamente a Virtude.
Na Lua Cheia, na força espiritual do reino da Mãe Lua, vivemos e celebramos a Virtude.
Após a Lua Cheia, podemos relaxar e observarmos até que ponto, estamos conseguindo incorporar a Virtude de uma maneira natural, projetado na Lua Nova.
Na Lua Minguante, observamos as dificuldades em expressar naturalmente o nosso propósito. Tentamos iluminá-las. Observamos o que ganhamos com o processo, celebramos. Nos três dias antes da nova Lua Nova fazemos as conclusões do processo e decidimos se vamos recomeçar a partir da experiência acumulada ou nos propor outro objetivo.
Quando agirmos sintonizados aos ciclos planetários, trabalhamos com as forças cósmicas a nosso favor. Usufrua dessa bênção.
LUA NOVA.
Corresponde ao momento em que o Sol, a Lua e a Terra estão alinhados. Visto da Terra, o Sol e a Lua estão na mesma posição zodiacal (longitude). Quando o alinhamento coincide, tanto em longitude como em latitude, acontece o Eclipse do Sol.
A cada dia, a Lua vai se distanciando do Sol numa média de 15 graus por dia, na direção Leste, que é a direção em que se sucedem os Signos do Zodíaco (anti-horária).
É do conhecimento popular que os dias de Lua Nova são muito intensos emocionalmente, mas a pesar da intensidade, as pessoas acostumam a ficar mais recolhidas, introspectivas.Os três dias antes da Lua Nova são propícios para finalizar processos, para percebermos o que está morrendo ou se transmutando, para retiros, recolhimentos, balanços. Assim como para formular os objetivos e propósitos de um novo ciclo ou processo.
Os três primeiros dias após a Lua Nova, são propícios para inaugurar, atualizar, reformular um processo.
Cada Lua Nova é uma morte e um renascimento, uma oportunidade de rever as coisas.
A Lua e o Sol em conjunção, acentuam a atração gravitacional sobre a Terra, formando Marés Altas conhecidas por Marés de Água Viva.
A Lua Nova representa a passagem do fim de um ciclo para o começo de outro, por tanto é um momento conjuntural na evolução dos processos e deve considerar-se como um momento especial de introspecção, discrição e meditação.Ritualística:Três dias antes da Lua Nova : finalizar:
- ideal para rituais de finalização, passagem.
- Cortar o Cabelo com interesse em que cresça mais rápido.
- Inaugurar instituição que trabalhe processos em finalização.
- Iniciar ação ou negócio que deverá ser mantido em segredo, valendo nesta Lua, as oito horas antes ou depois.
- Três dias posteriores da Lua Nova: gerar.*
- Momento de fecundação, busca de novos caminhos.
- Inaugurar uma instituição que trabalhe com processos a serem gerados.
- Toda madeira quando cortada na Lua Nova, presta-se mais para trabalhos de
- marcenaria e carpintaria, pois é mais durável, embora demore mais para secar.
- Para colhermos flores belas e viçosas, suas sementes ou mudas devem ser
- plantadas entre a Lua Nova e Quarto Crescente, de preferência quando estiver no signo de Libra.
- Tratando-se de regimes alimentares, é muito conhecida a Dieta de líquidos da Lua Nova, que desintoxica e emagrece, naturalmente.
LUA CRESCENTE
Corresponde ao momento, em que a Lua forma um ângulo de 90 graus em relação ao Sol, vista desde a Terra.
Por volta do sétimo dia (Lua Crescente) da LN, ela está nascendo no Oriente, quando o Sol está no meio do Céu. Está no meio do Céu, quando o Sol está declinando no ocidente. Se pondo, quando o Sol está no fundo do Céu (meia-noite).
Ao Sol e a Lua estarem em quadratura, diminuem os efeitos conjuntos de gravitação provocando as Mares Baixas ou Marés de Água Morta.
A Lua Crescente é o momento propício para o amadurecimento das idéias, dos sentimentos e das atitudes. Hora de colocar os projetos em prática.
Ritualística:
- O plantio de sementes de frutas ou outros alimentos (folhas) é favorável
- A colheita de plantas curativas, deve ser efetuada quando as hastes
LUA CHEIA
Corresponde ao momento, em que a Lua está alinhada com o Sol, em oposição, vista desde a Terra, de cara totalmente iluminada. Quando está alinhada em latitude e longitude acontece o Eclipse da Lua pela Terra.
Após o dia exato de Lua Cheia, começaremos a contemplá-la no Oeste em relação ao Sol, ainda no amanhecer. A Lua começou o seu caminho ao encontro do Sol. Início de seu período de decrescente ou minguante. A cada dia estará 15 graus mais próxima ao Sol.
Ritualística.
Esta é a fase da Lua mais celebrada e ritualizada em todas as culturas e tipos humanos desde a antigüidade até os nossos dias. Os rituais e práticas realizados vão desde os celestiais aos infernais. Mencionaremos alguns deles:
A maioria das tribos americanas praticam seu xamanismo feminino mais secreto durante a Lua Cheia. As mulheres saem em grupos, caminhando por lugares sagrados da natureza cantando canções ritualísticas.
No ocidente as comunidades e grupos religiosos aquarianos, se reúnem em torno de uma fogueira, dançam e cantam em celebração a Vida, a Natureza e aos princípios da sua visão de mundo.
Em São Paulo existe um grupo do Santo Daime, chamado de "Lua Cheia" que faz questão de realizar seus trabalhos espirituais durante a Lua Cheia.
No ocidente é amplamente conhecida a lenda do Homem que vira Lobo durante a Lua Cheia. A influência da Lua Cheia no psiquismo humano é tão conhecida que em muitos países tem-se em consideração como atenuante nos julgamentos se as infrações foram cometidas na Lua Cheia. É conhecido os resultados de pesquisas de delitos, especialmente nos Estados Unidos, e qualquer delegado de polícia pode corroborar com sua experiência que o número de acidentes, atos de violência, delitos sexuais, e crimes aumenta nos períodos de Lua Cheia.
Os sensitivos, e as pessoas com distúrbios psíquicos ficam mobilizados fortemente pela Lua Cheia.A excitação que provoca a Lua Cheia é saudada e celebrada pelos boêmios, adoradores do prazer e das celebrações telúricas ou dionisíacas. Muitos a consideram romântica, afrodisíaca, inspiradora. Muitos criadores a consideram a melhor lua para praticarem as suas artes.
Na Lua Cheia, a oposição com o Sol, faz que se somem as forças gravitacionais provocando como a Lua Nova as chamadas Marés de Água Vivas.
No ciclo dos processos, corresponde a Plenitude. O processo chega a sua plenitude.
Ações que são executadas na Lua Cheia:
- Quando quisermos que algo, trabalho, ato ou "comentário", seja rapidamente
*Inauguração de Instituição que trabalhe com assuntos envolvendo o público, tipo teatros, casas de festas, restaurantes, etc.
- Não é conveniente realizar operações cirúrgicas.
- Ideal para festas e celebrações. Nunca passe uma Lua Cheia entre pessoas com
LUA DECRESCENTE OU MINGUANTE
Portanto durante o dia, olhando na direção Norte, a Lua posterior ao Sol no sentido do movimento do Céu, Leste – Oeste, aparecerá em forma de um ‘C’ iluminado, é Lua crescendo; Lua anterior ao Sol em forma de um ‘D’ iluminado, é Lua minguando. Ao redor da meia- noite, lua se pondo, em forma de ‘C’ iluminado, é lua crescendo; lua nascendo, em forma de ‘D’ iluminado, é lua decrescendo.
No ciclo da vida corresponde a definição do encaminhamento do fim do ciclo. Consciência de onde tem que acontecer as mudanças e do que tem que ser abandonado. Os processos deixam de se expor e adquirem um caráter mais privado interior. Momento de reflexão, introspecção.Ritualística:
- Plantio de raízes comestíveis.
- Finalização de processos.
- Resolução de situações mal resolvidas.
- Limpezas, descarregos.
- Ideal para operações cirúrgicas
Sem comentários:
Enviar um comentário
Estamos aqui para aprendermos uns com os outros,estamos todos aqui para aprendermos, ahoo